Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


                                                 
                                               Natureza e cultura
                    Objetivo geral  
          O mundo  onde as  crianças vivem se constitui em  um conjunto de fenômenos naturais   e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.
         A intenção é que o trabalho, dentro de natureza e cultura,ocorra de forma global, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes  abordagens e enfoques advindos dos diferentes campo das Ciências Humanas e Naturais.
                    Objetivo Específico
       Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo.
      Explorar o ambiente,para que possa se estabelecer e relacionar curiosidade e interesse
               Conteúdos do 1º bimestre
Ø  Tradições culturais da comunidade e de outros grupos.
Seres vivos-homens/figura-fundo
Ø  Índice visual.
Ø  Necessidade vital do ser humano – impressão.
Ø  Percepção dos cuidados com o corpo-pintura. 
Ø  Percepção dos cuidados com o corpo-colagem
Ø  Conservação do ambiente-colagem.
Ø  Seres  vivos - animais -desenho.
Ø  Grupo social-colagem.
Ø  Paisagem local-desenho.
Ø  Meios de comunicação –desenho.
Ø  Meios de transportes I  pintura/colagem/traçado.
Ø  Meios de transporte II  colagem/traçado/amassar.
Ø  Meio de transporte III colagem/desenho.

                     Recurso
Ø  Atividades diversificada,fichas apostilha mentos,cola,tesoura,revistas,giz de cera,papel crepom…

                   Avaliação
            Será mediante o desenvolvimento das tarefas pedagógicas , nas participações coletivas no brincar em grupo e no individual , perceber o desenvolvimento de cada educando.


         Introdução á lógica matemática
                    Objetivo  Geral
              A lógica natural e as atividades pré - numéricas já fazem parte do universo da criança quando ela ingressa na escola.
             A maneira para viabilizar a proposta da ação construtiva da criança é através de atividades  pré-numéricas (classificar,ordenar,comparar ,jogos,histórias,situações-problemas,brincadeiras etc.)Dessa forma,elas estarão desenvolvendo suas capacidades de generalizar ,analisar,sintetizar inferir,formular hipóteses,deduzir,refletir  e argumentar.

                   Objetivo  Específico
             Descobrir as características e propriedades  dos objetivos,suas possibilidades associativas,empilhar,rolar,transvasar,encaixar etc.)e suas semelhanças e diferenças.Comparação de escritas numéricas,identificando algumas regularidades.
           Introdução às noções de  medidas de comprimento ,peso,volume e tempo pela utilização de unidades convencionais.
     Conteúdos  programáticos
*Jogos pedagógicos :boliche    dos numerais.
*Boliche das cores:azul,amarelo,vermelho,rosa,laranja,preto e branco.
*Caixa surpresa:com objetos formas e tamanhos diferentes.Para explorar as cores e a linguagem    oral sobre o objeto .
*Jornal: o professor distribuirá algumas folhas de jornal para as crianças,permitindo que podem  fazer  com  elas:amassar,jogar,balançar,rasgar,pisar etc.
*Amarelinha com números no pátio.
*Na areia:essa atividade possibilitará a percepção de formas diferentes e de quantidade,exploração do espaço,construção de caminhos,castelos e construção com bolos de areia.
*Elefantinho colorido:proporcionará à criança a exploração do espaço,a percepção de diversas cores e a importância de prestar atenção nas instruções dadas ( concentração).
Exemplo:ELEFANTINHO COLORIDO,UM,DOIS,TRÊS.....
                -DE QUE COR.....
*Impressão de formas :reconhecer formas diferentes,familiarizar-se com as diferenças entre as formas planas e as tridimensionais (sólidos)e enriquecer  o seu vocabulário de geometria.
*Formas geométricas:quadrados,triângulos,círculos e retângulos:montar caixas com orifícios geométricos .
*Dados das cores.

*   Circuito :possibilitará a exploração do espaço a assimilação de algumas noções espaciais:frente/atrás,em cima/embaixo,dentro/fora).
         *MOVIMENTO
      O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento da cultura humana.As crianças se movimentam antes de mesmo de nascerem e vão adquirindo cada vez maior controle sobre o próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo .
     A criança se expressa e se  comunica por meio de gestos e expressões faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo .

       Conteúdos  de condutas do movimento.
I Conduta de base
-Equilíbrio
-Postura
-Respiração  voluntária
-Coordenação dinâmica global (visual e motora).
-Arrastar – se (revivendo movimento do bebe).
-Engatinhar
-Subir – descer
-Andar
-Correr
-Saltar
-Pular
-Saltitar
-Saltaricar
-Rola
-Habilidades manipulativas
-Apalpar
-Balançar
-Bater
-Sacudir
-Torce
II Coordenação de músculos da face.
-exercícios motores orofaciais.  
                                Recurso
             Atividades diversificada,fichas apostilhamentos,cola,tesoura,revistas,giz de cera,papel crepom,livro pedagógico de acordo com a turma, corda, bola,bambolê,elástico etc.
                   Avaliação
            Será mediante o desenvolvimento das tarefas pedagógicas , nas participações coletivas no brincar em grupo e no individual , perceber o desenvolvimento de cada educando.


"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossas palavras..." (Rubens Alves )


____________________                                                                   ____________________
        Professora                                                                                                Professora       
                                           Boa Vista RR__________________


     

Nenhum comentário: