Natureza e
cultura
Objetivo
geral
O mundo onde as
crianças vivem se constitui em um
conjunto de fenômenos naturais e
sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e
investigativas.
A intenção é
que o trabalho, dentro de natureza e cultura,ocorra de forma global, ao mesmo
tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes abordagens e enfoques advindos dos diferentes
campo das Ciências Humanas e Naturais.
Objetivo
Específico
Estabelecer
algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo.
Explorar o
ambiente,para que possa se estabelecer e relacionar curiosidade e interesse
Conteúdos do 1º bimestre
Ø
Tradições culturais da comunidade e de outros
grupos.
Seres vivos-homens/figura-fundo
Ø
Índice visual.
Ø
Necessidade vital do ser humano – impressão.
Ø
Percepção dos cuidados com o corpo-pintura.
Ø
Percepção dos cuidados com o corpo-colagem
Ø
Conservação do ambiente-colagem.
Ø
Seres
vivos - animais -desenho.
Ø
Grupo social-colagem.
Ø
Paisagem local-desenho.
Ø
Meios de comunicação –desenho.
Ø
Meios de transportes I pintura/colagem/traçado.
Ø
Meios de transporte II colagem/traçado/amassar.
Ø
Meio de transporte III colagem/desenho.
Recurso
Ø
Atividades diversificada,fichas apostilha mentos,cola,tesoura,revistas,giz
de cera,papel crepom…
Avaliação
Será
mediante o desenvolvimento das tarefas pedagógicas , nas participações
coletivas no brincar em grupo e no individual , perceber o desenvolvimento de
cada educando.
Introdução á
lógica matemática
Objetivo
Geral
A lógica
natural e as atividades pré - numéricas já fazem parte do universo da criança
quando ela ingressa na escola.
A maneira
para viabilizar a proposta da ação construtiva da criança é através de
atividades pré-numéricas (classificar,ordenar,comparar
,jogos,histórias,situações-problemas,brincadeiras etc.)Dessa forma,elas estarão
desenvolvendo suas capacidades de generalizar ,analisar,sintetizar
inferir,formular hipóteses,deduzir,refletir
e argumentar.
Objetivo Específico
Descobrir as características e
propriedades dos objetivos,suas
possibilidades associativas,empilhar,rolar,transvasar,encaixar etc.)e suas
semelhanças e diferenças.Comparação de escritas numéricas,identificando algumas
regularidades.
Introdução
às noções de medidas de comprimento
,peso,volume e tempo pela utilização de unidades convencionais.
Conteúdos programáticos
*Jogos pedagógicos :boliche dos numerais.
*Boliche das cores:azul,amarelo,vermelho,rosa,laranja,preto
e branco.
*Caixa surpresa:com objetos formas e tamanhos
diferentes.Para explorar as cores e a linguagem oral sobre o objeto .
*Jornal: o professor distribuirá algumas folhas de jornal
para as crianças,permitindo que podem fazer
com elas:amassar,jogar,balançar,rasgar,pisar
etc.
*Amarelinha com números no pátio.
*Na areia:essa atividade possibilitará a percepção de formas
diferentes e de quantidade,exploração do espaço,construção de caminhos,castelos
e construção com bolos de areia.
*Elefantinho colorido:proporcionará à criança a exploração
do espaço,a percepção de diversas cores e a importância de prestar atenção nas
instruções dadas ( concentração).
Exemplo:ELEFANTINHO COLORIDO,UM,DOIS,TRÊS.....
-DE QUE COR.....
*Impressão de formas :reconhecer formas
diferentes,familiarizar-se com as diferenças entre as formas planas e as
tridimensionais (sólidos)e enriquecer o
seu vocabulário de geometria.
*Formas geométricas:quadrados,triângulos,círculos e retângulos:montar
caixas com orifícios geométricos .
*Dados das cores.
* Circuito :possibilitará
a exploração do espaço a assimilação de algumas noções espaciais:frente/atrás,em
cima/embaixo,dentro/fora).
*MOVIMENTO
O movimento é uma importante dimensão do
desenvolvimento da cultura humana.As crianças se movimentam antes de mesmo de
nascerem e vão adquirindo cada vez maior controle sobre o próprio corpo e se apropriando
cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo .
A criança se
expressa e se comunica por meio de
gestos e expressões faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo .
Conteúdos
de condutas do movimento.
I Conduta de base
-Equilíbrio
-Postura
-Respiração voluntária
-Coordenação dinâmica global (visual e motora).
-Arrastar – se (revivendo movimento do bebe).
-Engatinhar
-Subir – descer
-Andar
-Correr
-Saltar
-Pular
-Saltitar
-Saltaricar
-Rola
-Habilidades manipulativas
-Apalpar
-Balançar
-Bater
-Sacudir
-Torce
II Coordenação de músculos da face.
-exercícios motores orofaciais.
Recurso
Atividades
diversificada,fichas apostilhamentos,cola,tesoura,revistas,giz de cera,papel
crepom,livro pedagógico de acordo com a turma, corda, bola,bambolê,elástico etc.
Avaliação
Será mediante o desenvolvimento das
tarefas pedagógicas , nas participações coletivas no brincar em grupo e no individual
, perceber o desenvolvimento de cada educando.
"Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o
mundo pela magia de nossas palavras..." (Rubens Alves )
____________________
____________________
Professora Professora
Boa
Vista RR__________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário